Cicloturismo: com que roda eu vou?

Comecei a ver várias perguntas sobre com qual tamanho de roda é melhor fazer cicloturismo nos fóruns sobre bikes. Seriam as tradicionais aro 26″, as novas 29″ ou as 27.5″, ou então as 700c? Ah, tem também as 20″ das dobráveis e (por que não?) as 24″.

Rodas 26", 27.5" e 29"

Rodas 26″, 27.5″ e 29″

Na minha opinião, a reposta é um grande e inequívoco tanto faz! Claro, só excluindo as 20″ que não se sairiam muito bem na terra, todas as demais funcionariam bem em qualquer tipo de terreno. (PS: veja o comentário do Waldson abaixo. Se saiu bem na terra também a aro 20″)

Não estou dizendo que não existam diferenças entre elas, mas que estas diferenças não decisivas para uma cicloviagem dar certo.

A minha bicicleta de cicloviagem é uma MTB 26″, que comprei originalmente para trilhas e depois fiz pequenas adaptações para cicloviagens em estradas de terra. Nas minhas viagens no Caminho da Fé e no Caminho dos Diamantes, ela me atendeu perfeitamente bem. E olha que estes dois roteiros são bem cascudos, dois dos mais exigentes do Brasil em cicloturismo.

O que ouço dos adeptos das 29″ é que este padrão tem rolagem melhor. Talvez até seja verdade, mas não acho que a rolagem esteja entre as 10 principais coisas que gostaria de melhorar em mim e na bike para uma cicloviagem.

É melhor colocar o dinheiro e energia na própria viagem em si, no preparo físico, planejamento, custo de viagem, etc. Esqueça o padrão da roda e vá pedalar. 🙂

Para finalizar, um argumento prático e decisivo, se você tiver que comprar um pneu no meio da viagem e alguma cidadezinha do interior, é melhor que o seu pneu seja o padrão mais comum (26″). Se for de outro padrão (27.5 ou 29″), são grandes as chances de sua viagem acabar ali.

Se você tem uma 29″ ou 27.5″, vá com ela. Mas tome algumas precauções, como por exemplo, levar itens sobressalentes (câmaras, pneu, raios, etc).

Já que falei das dobráveis, tem gente que realmente faz cicloturismo com elas. Um exemplo é o Waldson “Antigão”, que viaja com sua Nanika, uma bike com rodas aro 20″, pelas estradas do Brasil.

Waldson e sua Nanika 20"

Waldson e sua Nanika aro 20″. Foto: dele mesmo.

3 pensamentos sobre “Cicloturismo: com que roda eu vou?

  1. Estamos a caminho de Florianópolis nesse momento, o Emerson, a Nanika e eu. Acabamos de atravessar alguns Kms de areião, cascalho e terra em Vila da Glória, SC. A dobrável, aro 20″ se mostrou em excelente performance nesse terreno. Está mais do que aprovada para esse tipo de terreno!
    Abraços e parabéns pelo Blog/artigo!
    Antigão.

Deixe um comentário

